Fases do Desenvolvimento
FBB - FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
PSICOLOGIA
FASES DO DESENVOLVIMENTO
PIAGET
WALLON VYGOTSKY FREUD
NÁDIA REJANE DOS SANTOS THEODORO DE JESUS
Simões Filho, Julho
2013
Fase
Autor
1ª Fase
2ª Fase
3ª Fase
4ª Fase
5ª Fase
Piaget
Sensório-motor (0 a 2 anos)
Construção de um conhecimento físico da realidade. Desenvolvimento do conceito de permanência do objeto. Construção de esquemas sensório-motor e capacidade de imitação.
Pré-operatório (2 a 7 anos)
Início da construção causa e efeito bem como das simbolizações. Idade dos porquês e do faz-de-conta.
Operações concretas (7 a 12 anos)
A criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Não faz ainda operações com proposições verbais
Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
O adolescente constrói o pensamento abstrato, conceitual, conseguindo levar em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e é capaz de pensar cientificamente.
_________
Wallon
Impulsivo - Emocional:
Ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas , às quais intermediam sua relação com o mundo.
Sensório - motor e projetivo:
Vai até os 3 anos. Maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Desenvolvimento da função simbólica e da linguagem.
Personalismo:
Ocorre dos 3 aos 6 anos. Desenvolvimento da construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse da criança pelas pessoas.
Categorial:
Ocorre aos 7 anos. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo interior.
Predominância funcional:
Ocorre dos 12 anos em diante. Ocorre nova definição dos contornos da personalidade,