Fases da Resposta Imune Adquirida
1. Reconhecimento
2. Ativação
3. Eliminação
4. Homeostasia
5. Memória
O inicio das respostas imunológicas adquiridas requer que os antígenos sejam capturados, as células que desempenham este papel são chamadas de células apresentadoras de antígeno (APCs), elas o reconhecem, processam e metabolizam para separar o epítopo do resto do antígeno. As APCs expressam o determinante antigênico, permitindo que os linfócitos T reconheçam o antígeno pelo receptor antigênico de célula T (TCR).
Após reconhecer o antígeno os linfócitos T mandam uma mensagem ao Sistema Nervoso Central, que estimula a produção de citocinas.
Citocinas autócrinas: Agem na própria célula. Ex: Replicação de linfócito T, aumento do número de receptores ou liberação de substâncias.
Citocinas Parácrinas: Agem nas células próximas. Ex: Estimular o linfócito B a produzir imunoglobulinas.
Citocinas endócrinas: Agem em locais distantes de onde foram produzidas. Ex: Febre.
Agora o organismo busca a eliminação do antígeno através de vários mecanismos:
Linfócito B produz anticorpos de várias classes (IgG, IgA, IgE), esses anticorpos se ligam aos antígenos e os impedem de infectarem células, assim neutralizando sua função. Alguns anticorpos revestem os antígenos e os transformam em alvos para fagocitose, outros ativam o sistema complemento que promove a opsonização, fagocitose e destruição dos antígenos.
Monócitos e Neutrófilos fagocitam os antígenos.
Natural Killers e CTLs (Linfócito T citotóxico) promovem a lise de células infectadas.
Após a eliminação dos antígenos o organismo sofre uma redução no número de linfócitos, grande parte deles morrem por apoptose para que o organismo volte a homeostasia. Fármacos também são utilizados para ajudar na manutenção da homeostase ex: Anti-inflamatórios.
Por fim, parte dos linfócitos T e B estimulados durante a resposta se mantêm no organismo e preservam a memória por vários anos, característica esta que