Manifestações populares de São Paulo
A cultura paulista é uma das mais ricas dentre os estados brasileiros. Isso se deve às várias ondas migratórias e imigratórias que se dirigiram ao estado, levando costumes distintos para um mesmo lugar e criando uma cultura singular, seja nas danças, festas, músicas e expressões linguísticas.
Música
A música paulistana apresenta um amplo cardápio de segmentos, ritmos e formações instrumentais. Um dos estilos musicais que tem mais característica paulista é a moda de viola. Seguida pela musica Erudita de São Paulo, diversas obras, sacras e profanas marcaram a produção musical paulista. Alguns cantores eruditos, como Carlos Gomes, se aventuraram pela música popular produzindo modinhas, valsas, polcas, quadrilhas, mazurcas, em uma notável fusão entre o popular e o clássico. Nas festas, a música cumpre um papel fundamental, preservando e dinamizando os costumes paulistas. Mais do que simples apresentações artísticas, as musicas constituem com elementos que marcam a memoria de pessoas e comunidades. Reafirmam valores e laços socialmente importantes.
Fandango de Tamancos
Esta é a versão masculina do fandango, sem os bailados, entremeando os fortes sapateados e palmeados com os queromanas, as modas que relatam aspectos da vida rural, com possibilidades para improvisos. Acompanhamento (sanfona de oito baixos) e/ou violas.
Cidades: Capão Bonito, Ribeirão Grande.
Fandango de Chilenas
Dançando com botas de meio cano, as botas dos tropeiros paulistas, nas quais são atadas as chinelas, espécie de grandes
Danças
Dança de São Gonçalo
É dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a devoção a São Gonçalo. Há em São Paulo duas formas distintas de dança devocional: o São Gonçalo do litoral e o do interior. O do litoral acontece sempre ao