PORTIFOLIO MANIFESTA ES POPULARES graciela maria de jesus

1847 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 RETROSPECTIVA DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL .............5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
Em meados de junho de 2013 iniciaram-se no Brasil novas manifestações populares que certamente deixaram incomodadas as autoridades governamentais da União, dos Estados e dos Municípios. Tudo teve início com a idéia de um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus em São Paulo, porém, devido às inúmeras insatisfações de grande parte da população brasileira, uma mobilização a nível nacional pôde ser observada.
Além de expressar demasiada decepção de um povo com relação ao seu país, as manifestações puderam mostrar também o grande poder das redes sociais como elemento organizador, capaz de movimentar diferentes classes sociais, de diferentes regiões, com um único objetivo, chamar a atenção de seus governantes.
Este trabalho tem por objetivo dissertar a respeito das manifestações populares, suas causas, razões e finalidades na atualidade, através de uma análise do histórico destas participações populares no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO
Desde a última década do século XIX freqüentes discussões sobre participação popular têm sido freqüentes no Brasil. A expressão participação popular diz respeito a uma idéia populacional bem mais abrangente do que simplesmente o movimento sindical ou a política partidária. E, inclui também a participação da classe média, embora normalmente o termo refira-se às classes populares.
Com o surgimento das políticas públicas, isto nas décadas de 30 e 40 do século XX, a discussão sobre participação popular passou a ser mais freqüente. No que diz respeito às políticas públicas, essas por sua vez são formas de o Estado oferecer certo suporte para que a população tenha uma infra-estrutura adequada e

Relacionados