trabalho
3 Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
INTRODUÇÃO AO CÁPITULO
Neste capítulo, você aprenderá a:
Descrever como as funções das três camadas superiores do modelo OSI fornecem serviços de rede a aplicações de usuário final.
Descrever como os protocolos de Camada de Aplicação TCP/IP fornecem os serviços especificados pelas camadas superiores do modelo OSI.
Definir como as pessoas utilizam a Camada de Aplicação para se comunicarem pela rede de informações. Descrever a função das aplicações TCP/IP mais conhecidas, como a World Wide Web e e-mail, e seus serviços (HTTP, DNS, SMB, DHCP, SMTP/POP e Telnet).
Descrever os processos de compartilhamento de arquivos que utilizam aplicações nãohierárquicas e o protocolo Gnutella.
Explicar como os protocolos garantem que serviços executados em um tipo de dispositivos possam enviar e receber dados de muitos dispositivos de rede diferentes.
Utilizar ferramentas de análise de rede para examinar e explicar como aplicações de usuário comuns funcionam.
3.1 Aplicações - A Interface Entre as Redes
3.1.1 Modelo OSI e TCP/IP
O modelo de referência Open Systems Interconnection (OSI) é uma representação abstrata em camadas criado como diretriz para o design de protocolos de rede. O modelo OSI divide o
1
processo de redes em sete camadas lógicas, cada uma com funcionalidades exclusivas e com serviços e protocolos específicos atribuídos.
Neste modelo, as informações são passadas de uma camada para a outra, começando na camada de Aplicação no host transmissor, continuando hierarquia abaixo, até a camada Física, passando para o canal de comunicações até o host de destino, onde a informação retorna hierarquia acima, terminando na camada de Aplicação. A figura mostra os passos deste processo. A camada de Aplicação, a número sete, é a camada superior dos modelos OSI e TCP/IP. É a camada que fornece a interface entre as aplicações que utilizamos para comunicação e a rede