imunidade inata e adquirida
Composta de mecanismos capazes de rápidas respostas aos micro-organismos.São seus componentes as células NK, macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e sistema complemento.Possui como barreiras a pele, mucosas, suor, saliva e proteínas do sangue. não apresentam especificidade e memória imunológica, sendo essencial no controle de infecções comuns.
Imunidade Adquirida
É caracterizada pela especificidade e a capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente às exposições aos micro-organismos.É composta por linfócitos e anticorpos, é baseada na seleção clonal.
Antígenos
Substâncias capazes de iniciar uma resposta imune.Podem ser antigênicos (reagem com um anticorpo específico)e imunogênicos ( induzem a uma resposta imune).
Haptenos:moléculas pequenas que não apresentam imunogenicidade.
Reação-cruzada:é quando um anticorpo reage com um antígeno que não induziu a sua produção.
Epítopos:pequena região capaz de ser reconhecida pelo anticorpo e se ligar a ele.
Anticorpos
São moléculas produzidas em resposta à presença de um antígeno.São capazes de neutralizar toxinas, precipitar micro-organismos, ativar o sistema complemento e imobilizar micro-organismos.
PROPRIDADES GERAIS DAS RESPOSTAS IMUNES:
IMUNOLOGIA: é o estudo da imunidade em um sentido mais amplo e também dos eventos celulares e moleculares que ocorrem após o organismo encontrar mo e macromoléculas estranhas.
IMUNIDADE: é a reação contra substâncias estranhas independentemente das conseqüências patológicas ou fisiológicas desta reação.
As células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o Sistema Imune, e a resposta coletiva coordenada por elas à entrada de mo no organismo é a Resposta Imune.
IMUNIDADE INATA, NATURAL OU NATIVA
Responsável pela defesa inicial do organismo, através de mecanismos existentes antes da infecção, que são capazes de respostas rápidas e indiferenciadas além de estimular, modular e ter seus componentes utilizados pela