Tipos de Imunidade
A função do sistema imune é defender o corpo contra invasores (Antígenos – Ag);
Embora o sistema imune seja complexo, a sua estratégia básica é simples: reconhecer o inimigo, mobilizar forças e atacar; São os chamados antígenos que estimulam a resposta imune; As bactérias, os vírus, as proteínas, os carboidratos, as células cancerosas e as toxinas podem atuar como antígenos. Conceitos
• Anticorpo: Uma proteína, produzida pelos linfócitos B, que reage com um antígeno específico; também denominado imunoglobulina.
• Antígeno: Qualquer molécula capaz de estimular uma resposta imune.
• Quimiotaxia: Um processo de atração e recrutamento das células no qual uma célula desloca-se em direção a uma concentração mais elevada de determinada substância química (selectina e integrinas).
• Resposta imune: A resposta a um antígeno pelos componentes do sistema imune, sejam células ou anticorpos. Conceitos
Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército;
Cada tipo de célula age de acordo com sua função: algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras produzem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.
Tipos Imunidade
Imunidade inata = natural ou nativa
Não específica
Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de antígenos e eliminar os que têm sucesso entrando em tecidos. Ex.: Inflamação
Imunidade adquirida = específica ou adaptativa
Específica
Defesa estimulada por antígenos que invadem as barreira físicas, i.e., adapta à presença destes. Ex.: anticorpos e imunidade mediada por células.
Imunidade Inata e Adquirida
Ambos os sistemas (inato e adaptativo) dependem da atividade das células brancas, ou leucócitos.
A