politicas sociais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO – produção textual 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
No decorrer deste texto transcrito apresentarei a história e o desenvolvimento do Brasil em relação as políticas sociais, como o aprimoramento destas políticas foi de extrema importância para a população brasileira, principalmente para os das classes menos favorecidas, considerados, ‘pobres’.
Recomendo sua leitura por se tratar de um vocabulário de simples entendimento e de complexa quantidade de informações que podem aumentar significadamente o que já sabemos sobre o tema proposto.
2 DESENVOLVIMENTO – produção textual
A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.
O que de fato, se tem como registro histórico, é que, a preocupação com o bem-estar na sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos os considerados pobres, e o papel do Estado nesses processos, remota há muito tempo atrás. Podemos listar alguns dos fatos históricos nos comprovando essa trajetória de acontecimentos, tais como: a decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII discutindo sobre o papel do Estado.
Parte-se do pressuposto de que as forças que influenciam o processo de definição dos diferentes modelos de políticas sociais emergem do padrão de relações que se estabelece entre a sociedade, o mercado e o Estado, em que pese a tradição histórica deste padrão e a estrutura capitalista do sistema. Nesta perspectiva, a conformação do caráter das políticas sociais não se define somente pela força da lei ou pela afirmação positiva de que o Estado seria o garante de cidadania, mas pela dinâmica da sociedade organizada no sentido de processar o controle sobre o