vvvvvvv
OBJETIVOS
Adquirir conhecimento sobre os componentes do sistema imunológico, sua ativação e seu papel durante a resposta a um antígeno.
Compreender e identificar os mecanismos de defesa do organismo humano e conhecer as bases celulares e moleculares desta resposta.
Compreensão das diversas patologias resultantes do funcionamento inadequado do sistema imunológico, assim como o conhecimento do principio da vacinaçao e a modulaçao da resposta imunologica.
DEFINIÇÃO
O termo imunidade é derivado da palavra latina immunitas, que se refere à proteção contra processos legais que os senadores romanos tinham durante o seu mandato.
A imunidade compreende uma série de reações a substâncias estranhas, incluindo microorganismos e macromoléculas como proteínas e polissacarídeos, e as pequenas substâncias químicas que são reconhecidas como elementos estranhos, independentemente das consequências fisiológicas ou patológicas de tal reação.
A imunologia é o estudo dos eventos celulares e moleculares que ocorrem depois que o organismo encontra microorganismos e outras moléculas macromoléculas estranhas.
As células e moléculas responsáveis pela imunidade formam o sistema imunológico, e a sua resposta coletiva e coordenada após o reconhecimento de elementos estranhos é chamada de resposta imunológica
É a ciência que estuda o sistema imunitário: suas células e órgãos, sua fisiologia e patologia e suas reações com os demais sistemas orgânicos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
Capacidade do organismo de reconhecer substâncias que “considera” estranhas
Reconhecimento
Metabolização
Neutralização
Eliminação
“Defesa do organismo”
HISTÓRICO
Antes de ser ciência – o homem usava o conhecimento empírico para se beneficiar. Tucídides observou 430 a.C. que na epidemia de peste negra ou bubônica em
Atenas (causada por uma bactéria transmitida pelas pulgas de ratos) – enfermos eram cuidados pelos que haviam
se