Maria Mariana
Discente: Maria Mariana Batista Cangussu
Data : 08/10/2014
Título da Resenha: Tentativa de Compreender o “Populismo/ Populismos”
A partir das discursões e estudos feitos em aula com conteúdos para caracterizar o populismo, foi utilizado como elementos: discursos proferidos por Juan Domingues Perón e conceitos de populismo elaborados por Norberto Ferreiras e Maria Helena Capaleto.
Possibilitou a compreensão que o populismo não é apenas um conceito em debate, ou uma simples prática social do “governo” de lidar com o povo. Trata se de compreende o contexto histórico que o fez surgir em cada lugar.
Pois carregam elementos distintos de caso para caso dificultando uma interpretação unificadora, mas passiveis de diversas compreensões sobre seu papel na história e cultura política. Os conceitos de populismo são muitos e os autores alertam para utilização indiscriminada para o populismo, bem como a intencionalidade colocada em cada uso.
Uma das críticas levantadas em discursão para o populismo é a utilização para definir como populista os governos contemporâneos com ações de promoção social e diálogos com trabalhadores e com expressivo apoio popular. Assim como o equivoco de se fazer comparações, aos governos de Vargas, Perón e Cárdenas que são os mais significativos nessa temática e esquecer suas especificidades; Fazendo perder elementos históricos importantes, que perpassa desde a história de cada sujeito envolvido no poder ou fora do poder, às diferentes motivações desses sujeitos em determinados período histórico. Atualmente o populismo é caracterizado como um conceito pejorativo, relacionando a uma visão em que os governantes populistas utilizavam as “massa” da maneira como queriam- massas sujeitas a “completa alienação”- , visão que as vezes não aceitam a possibilidade que as alianças de classes que ocorreram poderiam também fazer parte de interesses em comum, assim com a