mulher é a desgraça do homem
Analise comparatória dos contos “Maria Cora” e “Mariana”
Colégio e Curso Evolução
Alunos: Gustavo e Matheus
Professor: Rodrigo Paes
Data: 19/08/12
Ano: 9
1-Introdução
A obra literária de Machado de Assis, ‘’Contos’’ reúne alguns dos melhores contos escritos pelo próprio mostrando um pouco da sociedade clássica brasileira do século XIX, e suas varias reviravoltas, como algumas revoluções de independência que ocorriam na época, a época da família real portuguesa aqui no pais. Esses dois contos colocam a mulher como raiz da historia e de claro, dos problemas que elas envolvem, como e clássico de Machado de Assis colocar a mulher como símbolo do pecado e problema. Agora, faremos uma breve analise dos contos:
2-Resumo:
Primeiro conto: Mariana
‘’Mariana’’ é a estória de Evaristo, um jovem rapaz que voltou da Europa após dezoito anos de ausência, e sua paixão por Mariana, os quais mantiveram uma relação de profundo amor antes de Evaristo partir. Ela então se casa com Xavier durante o tempo em que seu amante passou fora do país. Mariana até tentou se matar entre esse tempo, pela duvida entre quem amar, mas para ao ver sua mãe. Após seu marido ser diagnosticado como doente terminal, Mariana entra em depressão, mesmo com Evaristo a consolando. Uma semana depois, após Xavier falecer, Marina fica de luto, e esquece de Evaristo, indo a missa de enterro do marido chorando e soluçando. Evaristo depois soube que os dois eram um casal extremamente feliz, e que o amor que os dois tinham foi, com o passar do tempo, se esquecendo. Evaristo até tenta correr atrás dela, mas desiste e volta para a Europa.
Segundo conto: Maria Cora
Maria Cora: Conta a estória de um triangulo amoroso vivido por Maria Cora, seu esposo João Fonseca e o celibatário Sr. Correia. Maria Coraé apaixonada por seu marido, João Fonseca, que a trai com outras mulheres. Já Sr. Correia era apaixona por Maria. Nenhum amor era correspondido.