Mr. Jones - Resumo e Análise
O filme de 1993 estrelado pelo ator Richard Gear no papel de Mr. Jones relata a história de um homem de trinta e seis anos muito charmoso e sedutor. Logo no inicio Jones aparece extremamente eufórico buscando emprego em uma obra como marceneiro, demonstrando elação e autoestima elevada, convence o encarregado e começa a trabalhar na construção do prédio, contudo em seu delírio sente-se como se fosse capaz de voar, subindo sem proteção no topo do telhado. Após ser contido por um colega de trabalho é encaminhado para uma clínica psiquiátrica onde é sedado e recebe primeiramente o diagnóstico de esquizofrenia. A psiquiatra designada para seu caso Elisabeth. Ela discorda do diagnóstico e o altera para psicose maníaca depressiva, a qual hoje se chama transtorno afetivo bipolar, ela encontra em seus atos exacerbados e na sua recusa tanto por medicamento quanto por tratamento características de bipolaridade.
Liberado do hospital Jones vai ao banco, retira todo seu dinheiro e flerta com a caixa e a convida para jantar. Em sua fase maníaca ele compra pianos, aluga um quarto de hotel chiquérrimo, vai a varias loja e compra entradas para um concerto de uma orquestra sinfônica. Todas as suas ações são extremamente impensadas e impulsivas, ele está claramente acelerado e apresenta isso em suas ações durante o filme. Durante o concerto Jones sobe no palco e interrompe o maestro afirmando que regeria melhor, acaba sendo detido e encaminhado ao hospital psiquiátrico novamente.
Elisabeth afirma que Jones está muito doente e precisa de tratamento, contudo ao ser encaminhado para o tribunal ele diz que esta sendo mantido contra a sua vontade no hospital psiquiátrico. Elisabeth explica ao juiz que o réu necessita de cuidados, pois a probabilidade de pessoas com este transtorno de cometerem suicídio é extremamente elevada.
Ao final do julgamento Jones é solto e pede uma carona para Elisabeth alegando não ter dinheiro para ir para casa, no meio do caminho ele a