Ieri FRIEDMAN

2543 palavras 11 páginas
FRIEDMAN, Thomas L. O Lexus e a Oliveira: Entendendo a Globalização. Rio de Janeiro: Objetiva: 1999, p. 37-44.

Foi preciso muito tempo para que focalizássemos com nitidez o sistema da globalização e para que avaliássemos as suas implicações. Como todas as demais pessoas que tentam ajustar-se a ele, tive que, literalmente, retreinar-me a mim mesmo e desenvolver novas lentes de observação. Para explicar como consegui esse resultado, vou começar com uma confissão da qual, há muito, muito tempo, estou tentando me livrar. Pronto? Lá vai: eu costumava inventar as previsões meteorológicas de Beirute.

Bem, na verdade, eu não as inventava. Isso estaria errado. Eu as “estimava”. Foi em 1979, quando eu trabalhava como “foca” em Beirute para a United Press International. Freqüentemente, ficava no turno da noite, e uma das responsabilidades da pessoa do último horário era apresentar a previsão meteorológica de Beirute, a ser incluída no resumo meteorológico mundial da UPI, que saía nos jornais diários, com as máximas e mínimas. O único problema é que não havia meteorologista em Beirute, pelo menos que fosse de meu conhecimento. O país estava em meio a uma guerra civil. Quem se importava com a temperatura? As pessoas se contentavam em estar vivas. A única temperatura de fato relevante em Beirute naqueles dias era a da própria pessoa - 37ºC. Assim, eu estimava qual era a temperatura, geralmente por meio de uma pesquisa local. Para obter a previsão meteorológica, limitava-me a gritar para alguém no corredor ou na sala: “Ei, Ahmed, como está o tempo lá fora hoje?”

E Ahmed ou Sonia ou Daoud gritavam de volta: “Parece quente.”

“Uns 30ºC?”, perguntava. “Acho que sim, Mr. Thomas, o que o senhor disser”, era a resposta. “Mais ou menos isso.” E então eu anotava: “Máxima de 30ºC.” Mais tarde, perguntava de novo: “Agora, está um pouco frio lá fora, não?” “Acho que sim, Mr. Thomas”, alguém respondia. “Você diria uns 22ºC?” “Certo, Mr. Thomas, o que o senhor disser”, era a resposta. E

Relacionados

  • Tese Cercas E Pontes
    112355 palavras | 450 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas
  • Direito do trabalho
    459273 palavras | 1838 páginas
  • Dsds
    475475 palavras | 1902 páginas