engenheiro
Sensor de Nível: Monitorar a quantidade de água no reservatório, para através do desenvolvimento da programação mostrarmos os valores obtidos em porcentagem e em litros da maneira mais precisa o possível. Neste caso utilizaremos o sensor ultrassônico HC-SR04 que funciona como um detector de objetos permitindo medir distâncias mínimas de até 2 centímetros e máximas de 5 metros, com precisão de 3 milímetros. Estes sensores emitem um sinal ultrassônico que reflete em um objeto e retorna ao sensor (eco). O sinal de retorno é captado, permitindo-se deduzir a distância do objeto ao sensor tomando o tempo de trânsito do sinal.
A velocidade do sinal ultrassônico é de aproximadamente 240 m/s, logo se o sensor estiver a uma distância “d” do objeto o sinal percorrerá uma distância equivalente a “2d” para sair e retornar ao sensor. Sabendo esses conceitos é possível calcularmos a distância de um objeto pela fórmula:
Sensor de Vazão: Monitorar a vazão total da água no sistema, para através da programação obtermos o valor gasto de água em reais e em metros cúbicos [m³]. Para essa aplicação utilizaremos o Sensor de Fluxo de Água (G 3/4), O Sensor de fluxo de água é constituído por um corpo de plástico, um rotor, e um sensor de efeito Hall. Quando a água fluir através do rotor, ele irá girar que influenciará diretamente na frequência de pulsos, e através desses pulsos que são entregues pelo sensor de efeito hall é possível saber qual a sua vazão.
Válvula Direcional 2/2 vias, acionada por duplo solenoide, normalmente fechada: Essa válvula terá como função substituir a boia mecânica para garantir uma melhor precisão em relação a quantidade de água que entrará no reservatório, sendo que nesta o usuário tem total autonomia e controle sobre a mesma. Arduino Uno R3: Este é o que podemos chamar de “Cérebro” do circuito. Ao lado do módulo GSM o Arduino Uno, que será o utilizado, tem a função de receber toda a programação