Fases da educação no brasil
2) 1549 Alfabetização pela fé: os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em missão civilizatória para converter os índios a Fé católica.
O ensino é feito nas casas de meninos, construções de taipa simples, anexas as aldeias que são as primeiras escolas, aonde crianças aprendem português ou espanhol, profissões e operações mentais básicas como contar.
O nomadismo era uma das características da cultura indígena.
3) 1564 O primeiro colégio para bancos: o primeiro colégio surge na Bahia, em 1564. É mais estruturado que as escolas de índios, pois recebem órfãos portugueses e filhos da elite colonial e regime de internato. a formação pelos colégios era suficiente para atuar em sociedade no século XVI.
4) 1570 - A obra dos jesuítas estendeu-se para o sul , e vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
5) 1577 Padre Anchieta e os livros à pena: Padre Anchieta um dos jesuítas mais conhecidos, relata sua dura rotina em carta enviada à metrópole. Reclama das poucas horas de sono, causadas pelas preparação das tarefas do dia anterior. Em tempos escritos á pena ele precisava escrever uma a uma, a copia que cada aluno usava na lição do dia seguinte.
6) 1599 Faltam professores: a pedagogia dos índios é consolidada, o método é : repetição, memorização e provas periódicas. Ao aluno cabe anotar tudo o que o professor fala. Apesar de organizados, os colégios sofrem com problemas semelhantes aos das casas de meninos, um exemplo a falta de professores.
7) 1759 expulsão dos jesuítas:o marques de pombal,que comanda Portugal de 1730 a 1777 compra varias brigas para fortalecer seu