Estacurricular anos iniciais
314 palavras
2 páginas
A contextualização temática a realidade social dos educando, nos remete à Paulo Freire em seu livro "Pedagogia do Oprimido" que reflete sobre a importância do processo da educação enquanto um meio capaz de unir os homens em busca da liberdade, do ato de tentar libert A partir de 1996 com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ficou definido que o objetivo do ensino fundamental é a formação básica do cidadão, envolvendo conforme consta no seu art. 32: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.Pelos elementos presentes nesse artigo concluo que o ensino fundamental baseia-se em três eixos: cognitivo, pessoal e social, estes são intrinsecamente relacionados.
A educação corresponde a um projeto de sociedade. Cada sociedade de acordo com sua constituição, expressa um sentido próprio á formação que deseja para os indivíduos que fazem parte dela.A escolha de determinadas ações definirá a sua identidade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que os indivíduos se comunicam, tem acesso a informação, expressam e defendem seu ponto de vista, partilham e constroem visões de mundo e produzem conhecimento. Com tudo isso a escola tem a responsabilidadear-se da opressão, das desigualdades e da exploração, entretanto, os homens devem entender e compreender o