Farmaco
28 : A partir do pressuposto de que a digoxina é o digital mais prescrevido em todo o mundo, focalizar-se-ão algumas características farmacológicas desta droga. Ela é excretada exponencialmente, eliminada entre 36-48 horas em pacientes com função renal normal, resultando numa perda de cerca de um terço da sua concentração corporal por dia. A excreção renal da digoxina é proporcional à velocidade de filtração glomerular, e, portanto, do clareamento da creatinina. Com a manutenção da terapia diária, alcança-se um equilíbrio dinâmico, onde perdas diárias são compensadas por ingestões diárias. Isto pode durar 5 a 7 meias vidas ou 7 a 10 dias, em pacientes com função renal normal, e que estão iniciando o tratamento.
A massa corporal média de um paciente magro pode ser usada para calcular a dose de manutenção. As doses devem ser ajustadas também em pacientes com insuficiência renal crônica. Um grande número de drogas concomitantes pode alterar as características farmacológicas da digoxina e levar à intoxicação2.
A digoxina apresenta um índice terapêutico extremamente baixo, e seu uso deve ser monitorado com cuidado pelos dosagens de seus níveis séricos. O nível sérico ótimo é de 0,5 a 1,0 ng/mL2. Este é alcançado com uma dose prescrita de 0,125 mg a 0,25 mg/dia, tomada por via oral. Na população geriátrica e nos pacientes com disfunção renal, a dose deve ser ainda mais baixa, tal como 0,125 mg em dias alternados4. Amostras de sangue para dosar a digoxina sérica devem ser retiradas pelo menos 6 a 8horas após a última dose2.
Geralmente,