Conceitos de filosofia
Rio de Janeiro, de de 2014
Curso: Período: Turno:
Aluna: Matrícula:
* Conceitue: - Mito: São narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles.
- Senso comum: É a primeira suposta compreensão do mundo. Descreve crenças e preposições que aparecem como normal, sem depender de investigação detalhada. Conhecimento que se acumula no nosso cotidiano.
- Ciência: Qualquer conhecimento ou prática sistemática; Sistema de adquirir conhecimento conseguido através de pesquisas.
- Bom-senso: Ligado a sabedoria e a razoabilidade, define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir de adequar regras e costumes a determinadas realidades, considerando as consequências dos atos.
- Filosofia: é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
- Processo de filosofar: Perceber, questionar, refletir e concluir
- Origem da filosofia: Vem do grego e sua etimologia aborda o significado sintético: philos ou philia (amor ou amizade) e sophia (sabedoria), significa amor/amizade pela sabedoria.
- Lógica: Discute o uso do raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. Examina a forma genérica de argumentação e avalia quais são validas ou não.
- Metafísica: Trata-se de problemas centrais da filosofia teórica, são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as coisas ou princípios, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo ou dos serem em geral
- Teoria de conhecimento: É uma das disciplinas centrais da filosofia, a ela se dedicando muitos dos mais importantes filósofos de todos os tempos.
-Epistemologia: Trata da natureza, das origens e da validade