Conceito de filosofia
Aluna-
Série/turma/turno-
Profº. -
Trabalho de Filosofia
Salvador, 19 de dezembro de 2010
Filosofia
Conceito:
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente « amor à sabedoria ») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos.
Origem:
A filosofia se originou no século VII a.C. em colônias gregas localizadas na cidade de Mileto quando alguns homens perceberam que tudo podia ser conhecido através da razão humana e que o conhecimento não se limitava apenas para deuses. Pitágoras foi quem criou o termo filosofia que significa “amizade pela sabedoria”. O termo foi criado quando Pitágoras viu que os deuses possuíam todo o conhecimento e sabedoria que existia, passando assim a perceber que o homem poderia desejar e buscar tal sabedoria plena por meio da filosofia.
Criadores:
➢ Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental.
➢ Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
➢ Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental.