Conceito de filosofia
A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
O papel do filósofo: Apologia de Sócrates papel do verdadeiro filósofo é o de trazer luz à mente humana, mostrando o caminho da razão, diz que “uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”, com isso quis dizer que não devemos aceitar como verdadeiro e definitivo aquilo que nos é imposto, e sim questionarmos aquilo que pensamos estar correto. Em nenhum momento, segundo Platão, Sócrates faz concessões, pois aceitar pagar uma multa seria admitir a culpa de que a própria conciência não o acusava e fugir seria confessar algo que ele não havia cometido.
Mito da caverna
Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro,