Conceito de filosofia
Goiânia, 24 de fevereiro de 2013.
Comunicação Social em Jornalismo 2013/1 – Filosofia Estética e Comunicação
Docente: Amarildo Discentes: Denise e Johann Germano Kabbert
Texto: Conceito de Filosofia
Filosofia é uma palavra grega que atribui-se a Pitágoras (século VI a.C.) a primeira utilização do termo “filósofo” (Philos - amigo, amante; Sophia – sabedoria). Determinar em que consiste a atividade do filósofo é uma tarefa extremamente difícil porque cada pensador, cada corrente de pensamento dá uma resposta diferente.
Em linhas gerais, podemos dizer que seu objetivo é o conhecimento.
A filosofia é uma área do conhecimento que possui a fama de ser bastante abstrato e de difícil compreensão para grande parte das pessoas, e é possível defini-la como a ciência dos princípios e das causas.
A análise do texto de Demerval Saviani inicia com a breve reflexão do conceito de filosofia a partir de sua essência com base na teoria de Emmnuel Kant, cujo objetivo é entender que a filosofia só é plenamente existente a partir do momento em que se desenvolve o ato de buscar o saber e não necessariamente possuí-lo.
O processo de filosofar deverá sempre resultar em uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto. O conhecimento filosófico pode ser visto como a interpretação da experiência de uma época, de um homem ou de um grupo como toda obra humana. É possível pensar que uma vez em que se possui o saber é o mesmo que não mais precisar dele, pois não haverá novas buscas a partir deste mesmo saber. A filosofia idealiza que a sua ciência consiste exatamente no processo que abrange a busca elo conhecimento e a sua constante manutenção. A partir deste pensamento acerca da filosofia, pode-se refletir sobre a diferença entre o mundo sensível e o mundo inteligível. O primeiro consiste na ideia da aparência da realidade, não condizente com a essência. O aparente é o que é corruptível, que não é eterno e não existe por si só. Por este motivo precisa de