Sistemas
ANHANGUERA
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
ATPS – TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
GUSTAVO VERACI –
SÃO PAULO – SP
Março de 2013
2
Introdução a Sistemas operacionais
Sistemas Operacionais
Universidade Uniban – Anhanguera.
Orientador: Professora Elaine
Gustavo Veraci RA 6444276997
São Paulo – SP
Março de 2013
3
Introdução a Sistemas Operacionais
Existem basicamente falando, três tipos de sistemas operacionais.
Os monoprogramáveis (Monotarefas), os Multiprográmaveis (Multitarefas) e os
Sistemas com múltiplos processadores. Exemplos:
Os Monotarefas têm por característica por executar um único processo (tarefa) por vez dedicando todos os recursos da maquina para tal tarefa. Um Sistema operacional com essa característica é o MS-DOS.
Os Multitarefas têm por característica permitir que vários programas residam simultaneamente na memória e concorra pelo uso dos recursos disponíveis, Um
Sistema Operacional com essas características pode se disser do Windows, Linux entre outros.
4
Os Sistemas com múltiplos processadores têm por características Ter mais de um processador, podendo processar vários programa são mesmo tempo, um simplesmente dividir esse processo, e existem dois tipos desse sistema, o fortemente acoplado e o fracamente acoplado.
Fortemente Acoplado: Existem dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlado por apenas um único sistema operacional.
Fracamente Acoplado: Possui dois ou mais sistemas de computação conectados através de linhas de computação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seus próprios processadores, memória e dispositivo.
5
Sistemas Operacionais Para Desktop e Servidores
Linux : O Linux é um sistema multiusuário. Isso significa que é possível ter várias contas de usuário no mesmo sistema cada um tendo sua própria área no disco rígido sem interferir na área dos outros. É possível também definir áreas de compartilhamento e grupos de