farmaceutico hospitalar
A Farmácia Hospitalar
O progresso das ciências da saúde implica, cada vez mais, uma atividade multidisciplinar integrada que envolve profissionais com diferentes formações curriculares, específicas e diferenciadas.
O Farmacêutico Hospitalar
O medicamento adquire hoje uma dimensão especial no contexto global da medicina e o farmacêutico hospitalar é o profissional que, habilitado com o grau de especialista, é responsável pela problemática do medicamento a nível hospitalar. Está incluído numa carreira – Técnicos Superiores de Saúde – reservada aos que possuem licenciatura e habilitação profissional adequadas.
Assim, o ingresso na carreira farmacêutica hospitalar implica a posse de um grau como título de habilitação profissional – estágio em farmácia hospitalar e saúde pública, regulamentado, elaborado em serviços acreditados, com a duração de três anos – o qual visa a profissionalização e especialização para o exercício profissional e confere o grau de especialista.
A sua carreira desenvolve-se pelas categorias de assistente, assistente principal, assessor e assessor superior, às quais correspondem funções de diferente natureza e de crescente complexidade e responsabilidade.
Dada a natureza e especificidade das suas funções, constituem um corpo especial da área da saúde.
Assim, o seu perfil profissional orienta-o para o exercício em áreas profissionais específicas, preconizadas a nível mundial como sendo parte integrante do exercício farmacêutico hospitalar: organização e gestão, distribuição e informação, farmacotecnia, controlo de qualidade, farmacovigilância, ensaios clínicos em meio hospitalar, farmacocinética, radiofarmácia, actividades complementares da designada farmácia clínica e cuidados farmacêuticos, sem esquecer o seu importante papel como formadores. Os serviços onde exercem, são departamentos com autonomia científica, técnica e de gestão dos órgãos de administração hospitalar, perante os quais