Medicina Preventiva
CURITIBA – 2013
Problema da pesquisa.
Como utilizar a medicina preventiva para evitar doenças.
Objetivos gerais da pesquisa.
a) Histórico e implementação da medicina preventiva no Brasil;
b) Benefícios Sociais e Econômicos da medicina preventiva;
c) Visão dos programas de prevenção de doenças;
1. Introdução
Prevenir sempre foi o melhor caminho para uma vida saudável. Esse trabalho visa trazer o contexto histórico da medicina preventiva, seu beneficio social e econômico.
Através de pesquisas é possível notar o quanto é necessário avançar no campo da medicina preventiva, investindo em programas de prevenção de doenças e conscientização para que torne-se um habito cuidar da saúde de maneira a evitar doenças e não remedia-las como se é de costume. A
Saúde Preventiva ainda é um desafio no Brasil, mas que deve ser avaliada e levada em consideração a sua importância.
2. Justificativa
O conceito de Saúde hoje abrange parâmetros associados ao bem estar social e não somente ausência de doenças como era tratada antigamente.
Para manutenção da saúde é reconhecido que aspectos físicos, mentais, sociais e biológicos vêm sendo a causa de muitas doenças e, sendo assim a prevenção delas, deva ser tratado como um hábito extremamente relevante.
Muitos são os fatores de risco ligados a saúde, como maus hábitos alimentares, maus hábitos de vida, trabalho excessivo, genética e fatores culturais.
A medicina preventiva visa diminuir a incidência de doenças na população, assim promovendo o tratamento antes da manifestação generalizada das doenças. O atendimento a saúde deve ser feito não somente em ambiente hospitalar quando não há mais para onde correr. Deve ser feito também um acompanhamento periódico da população, com exames laboratoriais, exames de imagem, exames simples e rotineiro, vacinações, atendimentos especiais, incitação a exercícios físicos e bons hábitos. A saúde preventiva é uma questão de atitude,