Medicina preventiva e social
A partir da análise dos indicadores de cobertura para Salvador, concluímos que, de maneira geral, essa cobertura tem aumentado significativamente e se tornado cada vez mais eficaz. Concluímos isso a partir da observação de tabelas como a de cobertura vacinal, de exames preventivos como o do câncer de colo uterino, mamografias, de procedimentos diagnósticos por consulta médica, de coberturas pré-natais, de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. Em geral, todas as tabelas apresentaram melhorias nos dados quando comparados durante um período, indicando que o governo tem dado maior atenção às necessidades da população e também que a própria população tem se tornado cada vez mais consciente, mais preocupada com a questão da saúde e da qualidade de vida. Vemos isso ao analisar o aumento no uso de métodos contraceptivos, com melhoria nas campanhas governamentais.
Um aumento dos partos cesáreos, porém, pode indicar um maior desleixo dos profissionais de saúde, já que a maioria desses partos cesáreos é realizado sem necessidade.
Vemos uma melhora nos hábitos gerais de vida da população e na prevenção de doenças também ao analisar a diminuição da proporção de pessoas que declararam ter sido internadas no hospital nos últimos 2 meses.
Finalmente, o aumento significativo da cobertura de redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de coleta de lixo, mostra uma melhora nas condições de saneamento da cidade de Salvador. Isso indica uma maior atuação governamental nessa área e é extremamente importante por evitar uma série de doenças infecciosas.
Diante do exposto acima, fica claro que, analisando os indicadores de cobertura para Salvador, é possível perceber uma melhora significativa da assistência governamental e da preocupação da população em relação à saúde. Tudo isso contribui para uma melhor qualidade de vida e expectativa de vida. Porém, é necessário ressaltar que, como na a maioria das