Assistencia farmacêutica na farmácia hospitalar
Universidade Presidente Antônio Carlos
Faculdade de Farmácia
Assistência Farmacêutica na Farmácia Hospitalar
Juiz de Fora
2012
Camila Freitas
Assistência Farmacêutica na Farmácia Hospitalar
Trabalho apresentado à professora Soraia Naback, da disciplina de Farmácia Hospitalar, na Universidade
Presidente Antônio Carlos do Curso de Farmácia
Juiz de Fora
2012
Sumário
Introdução 5
Histórico da Farmácia Hospitalar 5
Assistência Farmacêutica na Farmácia Hospitalar 6
Conclusão 7
“Resolução CFF nº 492 de 26 de novembro de 2008;
Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza publica ou privada.”
Introdução O farmacêutico ocupa papel-chave nessa assistência, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas. E como profissional de medicamentos, traz também para essa área de atuação conhecimentos de análises clínicas e toxicológicas e de processamento e controle de qualidade de alimentos. A importância de uma assistência farmacêutica qualificada está relacionada também com a complexidade das terapias medicamentosas e as evidências dos resultados das intervenções farmacêuticas na melhoria dos regimes terapêuticos e na redução dos custos assistenciais; está também relacionado na elaboração de uma política de uso racional de medicamentos visando melhorar e garantir a qualidade de farmacoterapia e reduzir os cursos para o estabelecimento.
Histórico da Farmácia Hospitalar A primeira farmácia hospitalar que se tem registro data de 1752 em um hospital da Pensilvânia – EUA, na qual foi