Planejamento e controle de manutenção
Autor: Paulo Sérgio
“Trabalho apresentado ao Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva como parte das atividades a serem realizadas no Programa de Iniciação Científica”.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Nos últimos tempos, a atenção das empresas para a área de manutenção está cada vez mais ativa, porém, ainda enfrentando grandes problemas de planejamento dos trabalhos a serem executados referente à manutenção, a falta de capacitação, implantação de sistemas automatizados, aquisição de novas ferramentas e instrumentos que facilitam o trabalho cotidiano, são alguns entre tantos fatores que contribuem para esses problemas.
O gerente de manutenção recebem cada vez mais, responsabilidades e em muitos casos, com uma estrutura enxuta, devido à redução de gastos e constantes reestruturações que ocorre no setor.
Este é o momento adequado para que através das pesquisas a serem feitas, para que seja possível transmitir conhecimentos de processos modernos de planejamento e controle de manutenção para atender a todas essas exigências, não só na indústria, mas também em todas as áreas de serviços onde esteja presente a função manutenção.
JUSTIFICATIVA Através do levantamento de padrões a serem adotados dentro das atividades da manutenção industrial, e de trabalhos mais voltados á dinamização da administração, podemos tornar o planejamento de manutenção mais eficiente e eficaz também assessorar melhor a gerência com instrumentos hábeis para o melhor aproveitamento do precioso tempo gasto em manutenção dos equipamentos. Isto traz uma normalização de procedimentos internos úteis, o que se traduz em economia e organização do setor.
As diversas funções do planejamento e controle da manutenção oferecem subsídios para um desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão e coordenação