Planejamento e controle de manutenção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO
‘
Lucas Fernando Sonaglio Pereira
Técnico em Eletrotécnica
(1º Período – Noite)
26 de Novembro de 2012
Manutenção Corretiva
Manutenção corretiva é a atividade de manutenção para corrigir uma falha que ocorreu ou que já foi prevista durante testes de segurança. Essa atividade consiste na reparação, restauração ou substituição de componentes de manutenção. Ela deve ser distinguida da manutenção preventiva. Quando a manutenção corretiva é realizada, o equipamento deve ser inspecionado para identificar o motivo do problema e permitir a ação a ser tomada para eliminar a frequência de novas falhas semelhantes. Estas inspeções devem ser incluídas no planejamento de trabalho de manutenção, por equipes especializadas e supervisionadas pela gestão de manutenção.
Esse tipo de manutenção tem como objetivo diminuição do tempo ocioso das máquinas seja por falhas de operadores, por falta de peças, avarias ou substituição de ferramentas. Já a manutenção corretiva industrial é aquela em que o conserto ou até mesmo reforma é feito quando equipamentos ou maquinas já estão parados. Geralmente acontece quando de um equipamento quebrado ou quando não compensa para o equipamento para a realização de uma manutenção preventiva.
Outra definição são as ações tomadas para restaurar o sistema que falhou. Isso geralmente envolve substituir ou reparar o componente que é responsável pela falha do sistema como um todo. O objetivo da manutenção corretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível.
Manutenção Preventiva
A Manutenção Preventiva é a capacidade de se antecipar aos problemas. Para agregar esse serviço a rotina, é fundamental que os técnicos façam uma profunda reflexão sobre a