planejamento e controle da manutenção
CONCEITO DE MANUTENÇÃO
Formalmente, a manutenção é definida como a combinação de ações e técnicas administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida (NBR 5462-1994).
SIMPLIFICANDO:
É toda ação desenvolvida com a finalidade de detectar, prevenir ou corrigir defeitos e falhas.
DEFEITO
É toda alteração física ou química no estado de um componente, equipamento ou sistema, que não causa o término imediato de sua habilidade em desempenhar sua função requerida.
FALHA
Término da habilidade de um equipamento em desempenhar sua função requerida.
MANUTENÇÃO
Tradicionalmente as atividades de manutenção eram consideradas como um mal necessário por várias pessoas em diferentes empresas. Mais recentemente, esta atitude em relação a manutenção começou a mudar e hoje ela já é reconhecida como uma função estratégica.
Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra atividade...
ESSAS ALTERAÇÕES SÃO CONSEQUÊNCIAS DE:
Aumento, bastante rápido, do número e diversidade dos itens físicos (instalações, equipamentos e edificações) que têm que ser mantidos, projetos muito mais complexos.
Novas técnicas de manutenção.
Novos enfoques sobre a organização da manutenção e suas responsabilidades.
“As empresas brasileiras são verdadeiras ilhas do tesouro, onde ainda existem muitas riquezas a serem exploradas”. Certamente, a manutenção de equipamentos poderá ajudar a desenterrar estes tesouros abandonados, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e contribuindo para a melhoria de nossa qualidade e produtividade.”
PRINCIPAIS RAZÕES PARA ESTA SITUAÇÃO
A análise de falhas é deficiente e há ênfase excessiva em somente consertar o que quebrou, ou seja, o mais comum ainda é ver o pessoal da manutenção somente “removendo sintomas”, sem tempo para utilizar métodos de análise de falhas;
A manutenção preventiva