Planejamento e controle da manutenção
Aula: 01 - Introdução
Com a globalização da economia, a busca da qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas. A Qualidade Total se reflete em:
•Disponibilidade de máquina; •aumento da competitividade; •aumento da lucratividade; •satisfação dos clientes; •produtos com defeito zero; •preço competitivo.
Um bom Programa de Manutenção, atua na busca da Qualidade Total sobre:
Planejamento e Controle da Manutenção
Aula: 01 - Introdução
A redução ou eliminação: Da interrupção da produção; dos atrasos nas entregas; das perdas financeiras; na redução dos custos; na satisfação dos clientes; . no aumento da produtividade; . na redução dos custos de fabricação; Reduzindo a eventual perda de mercado que seria o resultado final caso estes tópicos não fossem observados.
Planejamento e Controle da Manutenção
Aula: 01 - Introdução
Histórico
A manutenção sempre existiu: Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e assistência. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou-se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia e manutenção.
Planejamento e Controle da Manutenção
Aula: 01 - Introdução
Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos. Essa motivação deu origem à manutenção preventiva. Em suma, nos últimos vinte anos é que tem havido preocupação de técnicos e empresários para o desenvolvimento de técnicas específicas para melhorar o complexo sistema