Fanks
Tipos de Rochas do Brasil
Tipos de rochas e mineiras que existem no Brasil, classificadas em magmáticas (ou ígneas), sedimentares e metamórficas, há nomes conhecidos de nosso cotidiano, mas, para saber exemplos de rochas mais comuns que podemos encontrar no Brasil é necessário saber um pouco mais de sua classificação. Segundo a Geologia (que estuda a Terra e sua composição, formação…) as rochas são separadas de acordo com sua composição, estrutura molecular e diferentes fatores e fenômenos que influem sobre ela, como pressão e temperatura elevados que levaram a sua formação.
Primeiro uma breve definição de rocha: Rochas são as unidades formadoras da crosta terrestre, produtos resultantes da união natural de mineirais, que tem seus cristais ou grãos constituintes bem unidos, dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos varia, resultando em rochas “duras” e “brandas”.
Rochas magmáticas
Formadas pelo resfriamento do mágma (ou Lava – fluído natural muito quente composto predominantemente por uma fusão de silicatos e minerais como o feldspato, mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos elementos voláteis e cristais em fase de crescimento).
As rochas magáticas diferenciam-se em plutônica e vulcânica
Vulcânica ou extrusiva
Rochas magmáticas que ocorrem no exterior da crosta terrestre, a rocha Basalto é formada a partir do derrame de vulcões e outros fenômenos de vulcanismo que se resfriam e solidificam.
Exemplo basalto Plutônica (ou intrusiva)
Rochas que correm no interior da crosta (dentro da crosta terrestre), elas se formam com o resfriamento lento do mágma, abaixo da superfície, temos como exemplo bem conhecido o Granito em suas diversas cores e “desenhos”.
Rochas sedimentares
São rochas formadas a partir da deposição de sedimentos (particulas transportadas), que sofrem processos de litificação ( ou Diagênese, as particulas