O histórico e a importância econômica do garimpo de diamante para o município de juína-mt
Neste contexto “os diamantes da riqueza” são um excelente negócio dado à ignorância “do mundo” que os extraem, que não conseguem sequer imaginar o seu alto valor ou, até mesmo, a sua utilização e, por isso, cumprem a árdua tarefa de entregá-los a troco único que justifica o alto valor.
“O testemunho de um momento de um modo de produção específico e das coisas fixadas na paisagem (SANTOS 1985)...” geografia proporciona recursos naturais, alimentação, a moradia e o desenvolvimento de atividades econômicas, o homem é o responsável pelas transformações, os problemas ambientais visíveis.
O período 70, 80 e 90 foi marcado por projetos de instalação, e a descoberta de ricas jazidas de diamantes, que levou uma massa de imigração na região. Muitas das riquezas foram escondidas, sem impostos município foi criado a partir de um projeto implantada pela Companhia de. “Desenvolvimento de Mato Grosso, CODEMAT...”
Assim os fornecedores deixam de lado seus escrúpulos em troca de vultuosos lucros; e toda a expansão das “fronteiras agrícolas” são “limpos” com a legalização dos diamantes, que chegam às mãos dos consumidores sem as manchas, indo para as mais finas lojas dos países de primeiro mundo. Consumidores a procedência daquelas pedras.
O deposito diamantífero no município é considerada viável, 2 metros de profundidade. No município de Juina já saíram muitas pedras consideradas gemas Quarta maior pedra já encontrada no Brasil, seu valor foi alto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRANCO, P de M. Dicionário de Mineralogia e Gemologia. São Paulo: Oficina de
Textos, 2008.
CASTRILLON, S. I; PINTO, C. R.S.de P; LONGHI. N. E; ROCHA, N. M; MORAIS,
R.F de; IKEDA, A; SANTOS, C. L dos S. Os recursos hídricos na legislação