BRINQUEDOTECA
REFERENCIAS...........................................................................................................7
ANEXO........................................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo de mostrar a importância da brinquedoteca no espaço educativo, e o brincar é tão importante quanto o aprender. Pesquisadores comprovam que uma criança tem mais facilidade de aprender através de brincadeiras lúdicas.
Realizamos uma pesquisa nas escolas e creches do município de Cuiabá, onde deparamos com a realidade das brinquedotecas e quantas possui.
2 DESENVOLVIMENTO De acordo com estudos realizados nas disciplinas estudadas, sabemos da importância da brinquedoteca para o desenvolvimento da criança. A necessidade que elas têm em serem estimuladas através das brincadeiras. As crianças estão brincando pouco devido à falta de tempo com a família, sendo que muitas crianças ficam horas sozinha na frente de uma televisão. Se é brincando que a criança expressa e reelabora suas percepções de mundo, é preciso criar espaços para que ela possa vivenciar tal experiência. A brincadeira tem seu papel na socialização das crianças quando permite que ela se aproprie dos códigos culturais da sua sociedade. Segundo Brougère (1995, p. 61) “o círculo humano e o ambiente formado pelos objetos contribuem para a socialização da criança e isso através das múltiplas interações, dentre as quais algumas tomam a forma de brincadeira”. Ao brincar então, a criança confronta-se com a cultura, apropriando-se dela e transformando-a. Quando se fala em brinquedoteca logo vem a mente um lugar de brincadeira sem que ofereça nada a mais a aquela criança.
Para Noffs a