ATPS DE PSICOLOGIA S 2
Curso: Serviço Social
Disciplina: Psicologia e Serviço Social II
Produção de um relatório
Profa. Helenrose A. da S. Coelho
19/09/2014
Etapa 1 PSICOLOGIA
Homem, animais e manifestações culturais
O filme Tropa de Elite traz (2007) é uma trama sobre direção de José Padilha, cuja temática envolve policias do BOPE – Batalhão de Policia Espacial, a função o dessa corporação o combate a corrupção e o crime organizado pelas facções do tráfico de drogas, o filme mostra uma realidade social que ocorre na metrópole do Rio de Janeiro precisamente numa favela, Morro dos Prazeres, a critica, implícita corrobora pela falta de oportunidades que gera a desigualdade social, retratada pelos moradores, tendo como conseqüência a inserção de jovem, crianças mulheres e pais de famílias que desempregados ficam a mercê do tráfico de drogas.
Generalizadamente as favelas tornam-se alvo de constantes movimentações, principalmente pelo contingente de moradores, culturalmente as favelas nascem devido ao contingente populacional, problema altamente conflitante nas grandes metrópoles, ocasionados pela falta de políticas públicas orientem e promovam um sistema habitacional que atenda as necessidades vitais do ser humano. A constante ronda policia deve-se ao número de facções que se misturam aos moradores honestos levando para os morros a ostentação do tráfico, vitimando famílias e acumulando um arsenal de armas para uma batalha de domínio e poder sobre a localidade. O drama inicia-se com a fala do Capitão Nascimento, sobre a guerra segundo ele “A guerra sempre cobra seu preço, e quando o preço fica auto demais é hora de pular fora, se você deixar personagem à hora passar pode perder a ultima chance de sair inteiro”.
O desabafo do capitão reflete suas ações e dedicação a corporação ao mesmo tempo a decepção expressa na postura da de policias que contribuem para propagação do crime organizado. O comportamento dos personagens traz um desafio para pensarmos os aspectos