fandango
História - Fandango FANDANGO. Surge no Barroco, na Península Ibérica. Em 1770, os imigrantes portugueses trouxeram para o Brasil este ritmo, originalmente dançado nos bailes da corte. Consiste em um conjunto de danças cantadas, acompanhadas pela viola e pelo adufo (espécie de pandeiro, feito artesanalmente). Ao longo do tempo, adquiriu várias significações. Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo tem um objetivo festeiro. As pessoas se reúnem para um baile, festa, momento de bailar danças regionais. Neste sentido, teria origem nas chamadas fiestas gauchescas, de repúblicas da região do Prata.
Características - Fandango
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor)
Dados sobre Fandango
Ritmo: Fandango
Instrumentos: Adufo, Tamanco, Viola
Origem Étnica: Europeia
Origem Geográfica: Espanha, Portugal, Região Sul
Áreas de Ocorrência: Estado de São Paulo, Estado do Paraná, Litoral Norte de São Paulo
Cidades: Morretes, Paranaguá, Ubatuba A grande divergência entre as várias versões de fandango existentes na Península reside na coreografia da dança que apresenta diferenças significativas. Em Portugal, o fandango dança-se com diferentes coreografias. Na zona raiana, o fandango dança-se como em Espanha, com sapateado e com os braços ondulando em arco por cima da cabeça - o El Musafaha dos mouros e ciganos -, as mãos com castanholas a marcar o ritmo, os bailarinos aproximam-se e afastam-se com volteios de verdadeira sedução, em movimentos herdados do maneio dos quadris e da umbigada trazidos de África. Este tipo de dança seria provavelmente o mais popular em toda a