Trabalho de artes(música) - Fandango
1. Surge no barroco, na península ibérica.
2. Em 1770, os Portugueses trouxeram esse ritmo para o Brasil.
3. Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo tem objetivo festeiro.
4. Em São Paulo, o termo pode designar também tanto uma dança próxima da Catira (ou Cateretê), quanto a da Chula (esta encontrada no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Nordeste).
5. Em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, é a dança dramática dos marujos – marujada ou Barca. Na Paraíba, Ceará e Bahia, é chamado de Barca.
Instrumentos:
ADUFO: Instrumento de madeira leve, quadrado, assemelhado ao pandeiro, com couro retesado nas suas duas faces e guizos por dentro, que se toca com todos os dedos, menos os polegares, que o sustêm.
VIOLA: a viola de fandango se caracteriza das demais por serem habitualmente feitas utilizando-se madeira de caixeta, uma espécie de madeira rústica muito leve e macia ao corte, de cor esbranquiçada ou levemente amarelada. A viola de fandango é costumeiramente encordoada com cinco ordens de cordas.
GAITA: é o principal instrumento musical para o fandango gaúcho, é o primeiro instrumento do conjunto que executa o baile gaúcho, a cordeona no fandango é mais importante do que o canto e o vocal do conjunto, é o tom musical mais alto, é o som mais percebido por quem escuta, os outros instrumentos somente acompanham a cordeona, sem gaita não existe fandango (baile gaúcho). Um bom e hábil gaiteiro geralmente executa sua função sentado sem o uso de “firulas ou acrobacias visuais”.
Danças:
CHOTE: O chote teve sua aparição no Brasil graças ao professor de danças Julles Transsaint, que em 28 de junho de 1851 lançou o chote com sucesso no Rio de Janeiro. Além do Sul do Brasil o Chote também é muito executado no nordeste brasileiro nos famosos bailes chamados de Forró.
VANEIRA : No Rio Grande do Sul a Vanera é um ritmo musical de andamento moderado, a coreografia é de dois passos para um lado (pé esquerdo) e um passo