Fandango
Neste trabalho pretendemos relatar sobre as danças típicas no Nordeste e sobre seu surgimento e sua definição na atualidade, pretendemos abordar quanto aos movimentos utilizados nas principais danças.
O Nordeste possui como principais danças o xaxado, o forró, o bumba-meu-boi, o axé, o coco, samba de roda e o frevo, nos atentaremos a ressaltar quanto às características de cada uma.
Abordaremos também a dança Fandango, dança popularmente conhecida na região Sul, também iremos trazer suas características e seu histórico.
Este trabalho foi produzido com base de textos na internet.
Fandango
O Fandango é o conjunto de várias danças de natureza popular. Embora já tenha sido executado nas celebrações sediadas em palácios, hoje ele está integrado ao folclore brasileiro, principalmente o do sul do país, e seus movimentos e gestos causam profundo impacto nos que testemunham esta coreografia.
Estas danças desembarcaram nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses, que detinham forte inspiração da cultura espanhola, aproximadamente em 1750. O fandango passou então a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval.
Com o passar do tempo, o Fandango executado no Paraná foi assimilado pelo caboclo do litoral, assumindo assim seu caráter folclórico, e desta forma é preservado até hoje. Suas danças podem ser bailadas ou sapateadas, invariavelmente; apenas se modificam as músicas e as palavras.
Além do uso de duas violas, é fundamental também a presença do acordeão, da rabeca e do pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe. Normalmente as violas, que quase sempre são compostas de cinco cordas duplas e uma meia corda, são confeccionadas com a caxeta, uma espécie de madeira, bem aprimorada artisticamente. Os dançarinos,usando típicas vestes gaúchas, giram em torno um do outro sensualmente, sem se tocar, nem mesmo com as mãos. Os casais executam movimentos tentadores, insinuantes e ondulantes.
As