Empresa
A rotatividade de pessoal (também Turnover), no contexto de Recursos Humanos, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos - de uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional.
A saúde de uma empresa pode se definir pela relação entre o número de pessoas que entra e pelo número de pessoas que sai de uma empresa durante um mês em relação ao total de funcionários existentes naquela empresa. O termo Turnover ou Rotatividade traduz, na verdade, o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.
O problema se torna preocupante quando acontecem quedas na produção e, normalmente, quando a organização enfrenta esse problema, é o momento de fazer uma criteriosa avaliação dos motivos que levaram a esse ponto.
Tecnicamente o turnover pode ser ocasionado por vários fatores, dentre eles:
Recrutamento e seleção com problemas
Baixo comprometimento organizacional
Problemas com clima organizacional
Suporte organizacional com problemas
Remuneração inadequada
Mercado de trabalho aquecido
Custos da Rotatividade
A rotatividade não é apenas um desafio da área de recursos humanos, ela possui impactos sobre todo o resultado da empresa. Como custos diretos da rotatividade, podemos citar aqueles diretamente relacionados com o recrutamento, seleção e treinamento dos novos funcionários, como também os custos de oportunidades. Os custos de oportunidade da empresa se referem à perda de produtividade de ociosidade de uma posição de atendimento, no caso dos Contact Centers, porque os novos funcionários ainda não são proficientes no serviço prestado. Quando a empresa considera todas as oportunidades perdidas, percebe-se que o custo do turnover é altíssimo. Por isso, algumas empresas têm direcionado seus investimentos