Relatorios de Fis Experimental 1 sobre erros e medidas
ERROS E MEDIDAS
SANTA CRUZ
2014
WALMIR REIS DE OLIVEIRA NETO
Matricula: 200801166279
INTRODUÇÃO
Uma medida experimental é satisfatoriamente representada quando, a esta medida é atribuído um erro, ao qual a medida está sujeita. Quando efetuamos uma medida ou várias medidas (nas mesmas condições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação:
Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado de incerteza, e tem o valor da metade da menor medida do instrumento.
MEDIDAS E ERROS
MEDIDAS FÍSICAS
As medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas suas definições são especificadas a seguir.
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento e tempo, sendo realizadas diretamente de trenas e cronômetros, respectivamente.
Medidas indiretas → São aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.
ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Para representarmos uma medida usamos algarismos. Além de utilizarmos algarismos que temos certeza de estarem corretos, admite-se o uso de apenas um algarismo duvidoso. O número de algarismos significativos está diretamente ligado à precisão da medida, ou seja, quanto mais precisa a medida maior é o numero de algarismos significativos.
Exemplo: Se o resultado de uma medida é 3,24cm, os algarismos 3 e 2 são corretos e o algarismo 4 é o duvidoso