catira e fandango
Itapetininga, e também não são reconhecidamente valorizados no seu aspecto histórico e artístico pela população mais jovem, que ignora a existência dos mesmos.
Proponho investigar estas manifestações em diálogo com a linguagem teatral no ambiente escolar, a serem abordados especificamente na disciplina de teatro (arte), que possibilitará a observação da reação que causará nos escolares do curso fundamental, com vistas à avaliação da receptividade pelos estudantes, e a repercussão na motivação e na dinâmica das aulas teatrais através de conteúdo que trate da nossa identidade histórica e cultural. Portanto, o meu trabalho consiste em fazer um levantamento da situação dessas manifestações artísticas populares na cidade de Itapetininga, estudar a possibilidade de aproveitamento pedagógico de elementos da cultura popular no âmbito escolar na aplicação das aulas de teatro, com vistas a um reconhecimento de suas potencialidades teatrais e o incentivo de sua prática por gerações mais jovens.
Dedicarei o primeiro capítulo desta monografia a uma abordagem sobre a conceituação de cultura popular, considerando autores estrangeiros e brasileiros.No segundo capítulo, será discutida a proposta de estabelecer um dialógo entre a cultura popular, representado pelas danças caipiras, e o fazer teatral.No terceiro capítulo será relatado o contato com os artistas populares até o processo de aplicação das atividades pedagógicas teatrais.
7
CAPÍTULO 1
Considerações sobre a Cultura Popular Pesquisando sobre a gama enorme de intelectuais que se enveredaram pelo campo da cultura popular, inicialmente procurei pontuar/conhecer alguns estudos que mais figuraram entre as fontes vasculhadas. Abrindo a pesquisa voltei à atenção em Peter Burke que acena para o termo cultura, onde