Ritmos de cada região brasileira
Composta por sete estados, a Região Norte do Brasil possui muitos costumes e ritmos provenientes das culturas dos escravos e de todos os presentes no contexto histórico brasileiro em 1700. Muitas danças típicas surgiram naquela época e as de mais destaque são: marujada, cirandas e o carimbó.
Carimbó e suas origens
O Carimbó surgiu em Belém através de influências antigas negras e que hoje influencia novos ritmos como a lambada e também o zouk. O vestuário compõem-se basicamente de sais longas, rodadas e floridas para as mulheres acompanhadas de blusas neutras, e os homens de calça branca ou neutra, ambos descalços. O nome surgiu devido aos tambores utilizados na prática do Carimbó, denominados como curimbó.
Principais ritmos brasileiros do Nordeste
Constituída de nove estados brasileiros, a região Nordeste é conhecida por abrigar o maior número de estados. É conhecida também pelas danças e ritmos brasileiros que são marcantes e muito conhecidos como o frevo, maracatu, xaxado, bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e o forró.
Frevo e suas origens
O frevo é um dos principais ritmos marcantes da região nordeste. Foi criado com origens no estado de Pernambuco pelos brasileiros, e é uma mistura dos ritmos maxixe, capoeira e marcha. O frevo surgiu no final do século XIX e se caracteriza por um ritmo acelerado, muito praticado na época do carnaval. Nas danças as roupas são coloridas, há o uso de sombrinhas coloridas e existem mais de 120 passos.
Os principais ritmos brasileiros do Centro Oeste
Composta por quatro estados brasileiros, a região Centro-Oeste é uma miscigenação de paulistas, mineiros, indígenas, gaúchos, paraguaios e bolivianos. Alguns dos ritmos brasileiros mais marcantes no território Centro Oeste são: cururu, polca de carão, catira e o sertanejo.
Catira e suas origens
As origens da Catira são desconhecidas. Consiste na dança entre homens, que batem palmas nos ritmos determinados pelos violeiros. Os homens dançam