Industrialização nos EUA
Industrialização Nos Estados Unidos
Aluno: Rafael Paixão Giani
Professor: Ana Neri
Disciplina: Geografia
Guarapari – ES, 4 de setembro de 2013
Objetivo
Esse trabalho foi realizado com o objetivo de reaver as notas baixas que foram tiradas ao longo do 2º trimestre.
A Formação Territorial
Na América do Norte, a ocupação inglesa deu-se principalmente pelo povoamento, e não pela exploração. Um dos motivos foi a falta de atividade altamente lucrativa que pudesse gerar uma exploração mais intensa, como foi o caso do ouro na América espanhola e do açúcar no Brasil. Por ter um clima temperado, a possibilidade de produção agrícola na América do Norte era em grande parte produtos já existentes na Inglaterra. E os custos de produção e transporte eram maiores que na Europa, por isso esses produtos não tinham grande valor comercial. Desse modo, a economia da colônia estava voltada para o mercado interno e caracterizava-se por pequenas e médias propriedades e trabalho livre.
A economia estadunidense só passou a ter maior importância internacionalmente quando as ilhas do caribe começaram a produzir açúcar, no século XVII, iniciando o comercio triangular, que deu grande impulso as atividades agrícolas e manufatureiras da América do Norte.
Independência e Expansão Territorial
Após a independência das treze colônias inglesas, em 1776, teve inicio um processo de expansão territorial dos EUA, que foram adquirindo novos territórios ate chegar a configuração atual. O território das treze colônias era de cerca de 1 milhão de km²; atualmente, o território dos EUA chega a mais de 9 milhões de km².