industrialização EUA
TECNOLOGIA DO TOCANTINS.
GABRIEL SILVA DOS SANTOS
ESTADOS UNIDOS
Industrialização da superpotência
Palmas
2014
GABRIEL SILVA DOS SANTOS
ESTADOS UNIDOS
Industrialização da superpotência
Trabalho elaborado para obtenção de notas, referente à disciplina de geografia. Prof° Bruno
Palmas
2014
O processo de industrialização dos Estados Unidos iniciou-se quando os imigrantes britânicos que fugiram das perseguições religiosas ou más condições de vida na Europa se fixaram nos Estados Unidos na faixa do litoral do Atlântico, num trecho conhecido como Nova Inglaterra. Ali desenvolviam uma agricultura diversificada (policultura), em pequenas propriedades, na qual predominava o trabalho familiar.
Essas pequenas propriedades camponesas estavam voltadas ao abastecimento do mercado interno em expansão, até para as cidades que começavam a surgir, como Nova York e Boston. Nestas cidades teve inicio uma atividade portuária teve inicio uma atividade manufatureira (indústria familiar).
Para ocupar o Oeste os Estados Unidos, no início do século XIX, após o processo de independência e da aprovação da Constituição que oficializava os Estados Unidos como um país, o presidente George Washington começou a incentivar a colonização das terras que estavam na faixa oeste do país, com a intenção de obter vantagens econômicas e políticas através da expansão territorial, baseado no argumento do “Destino Manifesto” em que os Estados Unidos eram destinados por Deus a ocupar os territórios próximos ao Pacífico, a chamada Marcha para o Oeste.
Organizou-se nas colônias do norte, uma colonização de povoamento, enquanto que no sul a colonização era de exploração. A economia do sul baseava-se na monocultura (grandes áreas agrícolas) e no trabalho escravo.
Enquanto isso, nas