Industrializaçao dos Eua
Essas pequenas propriedades camponesas estavam voltadas ao abastecimento do mercado interno em expansão, até para as cidades que começavam a surgir, como Nova York e Boston. Nestas cidades teve inicio uma atividade portuária teve inicio uma atividade manufatureira (indústria familiar).
Organizou-se nas colônias do norte, uma colonização de povoamento, enquanto que no sul a colonização era de exploração. A economia do sul baseava-se na monocultura (grandes áreas agrícolas) e no trabalho escravo.
Enquanto isso, nas colônias do norte, os negócios se expandiam com rapidez e os capitais se concentravam nas mãos da nascente burguesia industrial e comercial. Com o tempo, os capitalistas do norte desenvolveram interesses próprios que se chocaram com os interesses britânicos(Inglaterra) e o resultado é conhecido, a independência em 1776.
A religião que se formou nos Estados Unidos pregava que a riqueza era bem vinda porque era fruto do trabalho, algo que incentivou a industrialização.
Outro fator que favoreceu o processo de industrialização foi o fato de o Nordeste dos Estados Unidos, além de estar próximo do Oceano – o que historicamente facilitava o transporte marítimo e o intercambio comercial -, dispunha de grandes jazidas de carvão e de importantes jazidas de minério.
Os grandes lagos favoreceram imensamente o transporte e, pouco a pouco, todos foram interligados por obras de engenharia – canais artificiais e eclusas -, comunicando-se com o Oceano Atlântico pelo Rio São Lourenço.
Pela razão já mencionada, a primeira região a se industrializar foi o Nordeste, onde durante muito tempo, determinados ramos industriais se