processo evolutivo da industrialização na Inglaterra e nos EUA
elabore um texto mostrando o processo evolutivo da industrialização na Inglaterra e nos EUA, dando especial atenção na espacialidade das indústrias, da tecnologia, na mão de obra e nos consumidores; não se esquecendo da contextualização temporal para cada um desses eventos.
Estados Unidos
O fator que influenciou na industrialização dos Estados Unidos foi o grande fluxo de imigrantes britânicos, principalmente nas colonias do Norte ( se fixaram na faixa litorânea, praticavam a policultura). Teve inicio da atividade manufatureira, um mercado interno com o predomínio do trabalho familiar no campo e do trabalho assalariado nas cidades, expansão das casas de comércio e dos bancos.
Nas colonias do Sul , imperava a colonização de exploração, sociedade rigidamente estratificada baseada em plantations (monoculturas) e trabalho escravo. A riqueza se concentrava nas mãos dos grandes fazendeiros escravagistas e o mercado interno prosperava lentamente. Já nas colonias do Norte os negócios se expandiram com rapidez e os capitais se concentravam nas burguesias nascentes.
A maioria dos primeiro imigrantes era britânica, seguidores de religiões protestantes que favoreciam o desenvolvimento capitalista.
O nordeste dos EUA além de estar próximo do oceano, possuía grandes reservas de carvão nas bacias sedimentares, e importantes jazidas de minério de ferro e diversificadas bacias minerais e energéticas, os grandes lagos favoreciam imensamente os transportes.
Após a independência, as diferenças econômicas, sociais e culturais entre a sociedade nortista e sulista afloraram e acabaram desembocando num conflito armado. Os estados escravagistas do Sul em franca decadência politica e econômica, tentando manter o poder e a escravidão criaram os estados confederados da América. Esses estados declararam sua secessão, essa atitude provocou a Guerra da secessão ou guerra civil americana.
A vitória foi da burguesia nortista que passou a estimular a imigração, ampliando o