Família
Conceito de família.
2º slide)Ao longo da história as famílias vem se transformando, passando por mudanças significativas que acabam sendo reflexo do contexto sócio-econômico-político e cultural do país.
Conforme Waiselfisz:
A família não deve ser definida apenas como uma instituição natural, ela tem que ser considerada como uma das instituições mais significativas da ordem social. Devendo ser analisada dentro de um processo histórico, que implica na dinâmica e mudanças de valores, comportamentos e regras transmitidas ou moldadas no seu interior e na própria sociedade (WAISELFISZ, 1998, p. 70).
Arranjos familiares
3º slide)A instituição familiar possui um importante papel social naquilo que se relaciona com a estrutura socioeconômica, é a família que, se não determina, pelo menos condiciona o status social do sujeito que a ela pertence.
Não há mais um modelo de família, há na verdade, variados conjuntos familiares, com culturas, tradições, visões diferentes em todo o mundo, são as famílias contemporâneas.
Encontramos famílias com diversas realidades: Temos a família nuclear ou conjugal, constituída por pai, mãe e filhos biológicos ou adotados, tido como modelo tradicional burguês;
A família monoparental composta de pais únicos, somente o pai ou somente a mãe e seus respectivos filhos, ou a família mista, composta por padrasto ou madrasta. E ainda a família ampliada ou consanguínea que consiste na família nuclear, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, tios, pais e netos. E por fim as denominadas de famílias alternativas, como as famílias homossexuais.
Configuração da família na Sociedade Capitalista.
4º slide)Esses novos arranjos familiares atualmente se configuram dentro da sociedade capitalista a qual estamos inseridos, em meio à ideologia neoliberal onde se visa prioritariamente o lucro. Neste contexto presenciamos a família enquanto responsável pela proteção e socialização de seus