A importancia do administrador no ambito operacional
O administrador deve se identificar com todas as áreas da empresa sejam elas, financeira, comercial, recursos humanos, marketing, estoque, cadeia de fornecimento, produção, contabilidade etc. Ele é o coordenador de tarefas executadas pelo operacional, também é responsável por colaborar com o planejamento dos departamentos em que está coordenando. É um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle. Administrar é dirigir as organizações, através de pessoas, para que alcancem seus resultados de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. As operações e processos de uma empresa não podem ser encarados de forma a não receber a devida importância e acompanhamento constante. Os processos e operações são estrutura que gera os resultados, sejam eles negativos ou positivos, mas apenas por intermédio dessa logística interna e externa é que se atinge um ponto qualquer do desempenho empresarial.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais, que podemos observar logo abaixo:
Planejamento: visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação.
Organização: é o processo de arrumar os fluxos de homens e materiais de trabalho, para obter o máximo resultado comum mínimo de cada recurso utilizado.
Execução: é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, que é a realização dos planos através das pessoas.
Controle: é o processo de assegurar se tudo ocorre de acordo com o planejado, às ordens dadas e os princípios adotados.
Entretanto, nada disso será possível se o gestor organizacional não dispuser do total conhecimento da empresa, das rotinas administrativas que a sustentam, de forma que ele possa alocar