Adm interdisciplinar
FACULDADES OBJETIVO
ESTUDO DE CASO
ROGER AGNELLI E A CVRD
Estudo de caso de Roger Agnelli e a CVRD, Capítulo 1 – Introdução à Administração e às Organizações do livro Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro de Filipe Sobral e Alketa Peci. Apresentado na disciplina de Administração Interdisciplinar do 5º/6º período de Administração de Empresas.
Professor: ........
Goiânia - 2012
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
O capítulo do livro caracteriza as funções da administração em: planejamento, organização, direção e controle.
Independente de ser um administrador de topo ou um supervisor ou de a organização ser uma empresa pública sem fins lucrativos ou uma empresa privada, ou até mesmo a dimensão da empresa não significa que não desempenhem, ambos, funções de planejamento, de organização, de direção e de controle, cada uma dessas funções da administração varia em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor.
Define a organização como grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. As organizações podem ser formais ou informais. Apresenta quatro elementos que podem ser destacados na definição de Administração: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
E os administradores ou gestores são membros que tem como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito e podem ser classificados como pelo nível que ocupam na organização ou pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis, é possível distinguir três níveis: nível estratégico, nível tático e nível operacional e pode-se considerar um quarto nível o da execução dos trabalhadores e operários.
Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, os administradores possuem autoridade formal sobre seus subordinados, que, por sua vez, lhes confere status. Esse status cria uma