Energias renovaveis e não renovaveis
Energias renováveis são, basicamente, aquelas que são obtidas a partir fontes naturais capazes de se regenerar. São também consideradas inesgotáveis, o que se põe opostamente aos recursos não renováveis. Essas energias renováveis provem, geralmente, dos chamados “ciclos naturais de conversão da radiação solar”, que é fonte primaria para quase todas as outras energias disponíveis em terra e que é considerada, por muitos, como fonte inesgotável. Também não causa alterações no balanço térmico terrestre. Já as energias não renováveis são aquelas que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar suas fontes. Atualmente, são as fontes de energia em maior consumo. Deve-se considerar seu alto índice de poluição, pois seus combustíveis fósseis liberam uma grande quantidade de gases tóxicos.
Principais fontes de energia renováveis e não renováveis.
Energias renováveis. As energias renováveis são, em suma, as energias conhecidas como energias limpas. Isto porque durante seu processo de produção, e consumo, é gerado praticamente nenhum, ou poucos, resíduos. Os exemplos mais conhecidos como energias renováveis são a de biomassa (que utiliza de matéria vegetal para produzir energia), energia solar (dispõe dos raios solares para gerar energia), energia eólica (gerada a partir da força do vento captado), etanol (produzida, principalmente, a partir de cana-de-açúcar, eucalipto e beterraba) e biodiesel (substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo).
Energias não renováveis. Energias não renováveis são aquelas que seus recursos não podem ser repostos pela natureza ou ação humana. São, em sua maioria, combustíveis fósseis e nucleares. Além disso, são altamente poluentes por liberarem quantidades muito grandes de dióxido de carbono, um gás que contribui ativamente para o aumento da temperatura no planeta e pode causar chuvas ácidas bem como poluição de solos e água, chegando até aos lençóis