Interdisciplinar Adm
Abordagem Neoclássica
Caracteriza-se pela releitura de pontos existentes na Teoria clássica, adaptando e aplicando-os aos contextos atuais, prezando pelo pragmatismo e pela obtenção de resultados concretos e palpáveis. Dentre seus aspectos, diversas funcionalidades podem ser observadas, as quais possibilitam gerenciamento e otimização de tanto elementos internos como externos.
De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectos principais nas organizações:
• Objetivos: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social.
• Administração: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhante na área administrativa. • Desempenho individual: é o campo em que há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que opera dentro das organizações. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. Eficiência x Eficácia
Eficiência
Eficácia
Ênfase nos meios
Fazer corretamente as coisas
Resolver problemas
Salvaguardar os recursos
Cumprir tarefas e obrigações
Treinar os subordinados
Ênfase nos resultados
Fazer as coisas corretas
Atingir objetivos
Otimizar a utilização dos recursos
Obter resultados
Proporcionar habilidades aos Subordinados
Em tempos atuais uma administração eficaz fundamenta-se em planejamentos eficientes, uma vez que, é através dos mesmos que o administrador pode gerenciar todas as etapas existentes entre a formulação de idéias e suas aplicações. Eficiência e eficácia exemplificam-se através da seguinte tabela:
Em suma, a partir deste ponto, torna-se possível o estabelecimento do objetivo principal para a empresa em questão (So good Soy) e os meios pelos quais a organização se utilizara para atingi-lo, desde a resolução de problemas internos até planejamentos em longo prazo.
Definição do objetivo
Administração e os seus objetivos são um